Igreja celebra Oitava de Páscoa

Com a celebração da Ressurreição do Senhor, na Vigília do Sábado Santo, começa o Tempo Pascal, formado por sete semanas até a Solenidade de Pentecostes. Durante este período, em todas as celebrações litúrgicas, o Círio Pascal permanece aceso, pois representa o Cristo Ressuscitado que dissipa as trevas da morte e faz resplandecer a luz de Deus.

A Oitava de Páscoa é a primeira semana destes cinquenta dias; é considerada como se fosse um só dia, ou seja, o prolongamento do júbilo do Domingo de Páscoa. As leituras evangélicas estão centralizadas nos relatos das aparições de Cristo Ressuscitado e nas experiências que os apóstolos tiveram com Ele. Neste tempo litúrgico, a primeira leitura, normalmente tirada do Antigo Testamento, é trocada por uma leitura dos Atos dos Apóstolos.

Ao final da Oitava Pascal, no segundo Domingo de Páscoa, é celebrada a Festa da Divina Misericórdia, instituída no calendário litúrgico da Igreja pelo Papa João Paulo II, em 30 de abril de 2000, na Missa de canonização de Santa Faustina Kowalska, apóstola da Divina Misericórdia.

*Com informações de ACI Digital e A12.com